Diálogos com um Calendário
de Veronika Boutinova
Sinopse
Um solitário dialoga com a mulher semi-nua de um calendário erótico preso na sua cozinha. A jovem, originária de África (qualquer semelhança entre as palavras proferidas pela actriz e o seu país de origem, é pura coincidência), logo se transforma para implorar ao homem que case com ela, a fim de facilitar a obtenção de nova nacionalidade num país europeu, onde possa viver pacificamente com o seu filho.
Quem é esta mulher? Uma fantasia? Um corpo de verdade? A memória de uma paixão que o homem quer esquecer apesar das suas promessas de casamento?
Sim, o filósofo careca e Natalina tiveram um amor forte, um amor louco, mas voltando a casa, o europeu vira costas ao altruísmo, demasiado preocupado com a sua liberdade, exibindo a imagem do seu remorso.
Pelo meio, outras mulheres – ou a mesma mulher, em momentos diversos da sua vida dura? – povoam o tempo e o espaço de dois solitários.
Mulheres que tentam afirmar o seu empoderamento num mundo hostil, onde o sexo é a pedra de toque dos relacionamentos – tantas vezes dinamitados – e do poder.
Texto VERONIKA Boutinova
Tradução JOANA Caspurro
Cenografia e figurinos Pedro FAZENDA
Encenação e desenho de luz Figueira CID
Assistente de encenação ELSA Pinho
Com DANILSA Gonçalves, DUARTE Banza e APOLLO Neiva
Voz de criança DIOGO Munguambe Fortes
Operação de luz e som HENRIQUE Martins
Construção Carpintaria CME
Imagem do espectáculo e Fotografia de cena LUÍS Cutileiro
Secretariado e Produção VANDA Rufo
Produção 'a bruxa TEATRO'
M/18
No ano em que celebramos '”20 Anos de 'muita merda!', este espectáculo representa a nossa identidade: irreverente, inventiva e interventiva. Sem concessões ao facilitismo e ao delicodoce dos textos fofinhos. Expectando que os destinatários possam rir, emocionar-se e pensar e julgar o nosso tempo.
Em memória de Joana Caspurro,
nossa, desde há largos anos, sempre dedicada e atenta tradutora de francês.